Equipamentos Básicos para um HomeStúdio. Iniciação na produção musical.
Equipamentos Básicos para um HomeStúdio. Iniciação na produção musical.
Antes de mais nada, vamos definir o que é um produtor musical e o que ele faz.
Muitas pessoas confundem o produtor musical com o compositor. Vamos deixar bem claro que um produtor musical não faz a melodia, nem a letra. Letra,melodia,etc, Fica por conta do compositor. O produtor musical é responsável pela parte final da música. É ele quem prepara a música para o mercado. Tudo bem que hoje em dia existem vários produtor compondo, fazendo arranjos, e até mesmo gravando, sua própria trilha. Mas a questão é que Produtor musical é uma "coisa", e compositor outra. Enfim, o papel do produtor musical é dar qualidade a música, e fazer com que ela fique o mais profissional possível para o mercado musical.
Agora vamos paras os equipamentos essenciais que um produtor musical PRECISA ter em seu HomeStudio, ou em seu estúdio profissional.
Microfone Cardioide Condensador.
Um microfone condensador é um dos equipamentos que não podem faltar em seu homestudio. Por ser muito sensível, ele é capaz de captar uma infinidade de instrumentos de corda, vozes, etc. Obviamente a qualidade dele varia de acordo com a acústica do ambiente.
Microfone Cardioide Dinâmico.
Um microfone cardioide DINÂMICO é ótimo para situações em que vai haver manuseio do mesmo. Ele tem uma sensibilidade menor e por isso, não vai captar esses ruídos (de manuseio). Também é muito bom para ambientes onde a acústica não é muito boa.
Cabos XLR/TRS.
Não economize nos cabos, os cabos tem que ter qualidade.
Monitores de áudio.
Os monitores de áudio vão ser seus ouvidos na hora de produzir. Por isso, é importante que eles tenham qualidade. Lembrando que estamos falando de MONITORES de áudio, e não de subwoofers, ou caixas de micro system, etc.
Fones de ouvido.
Compre um bom par de fones. Ele será muito útil na hora que você for mixar a sua gravação, e Na hora de procurar ruídos indesejáveis na sua track. Você também irá usa-lo para posicionar os microfones dentro da sua sala de gravação.
Dica: O Fone de ouvido (HeadPhone), deve ser usado somente para o que foi citado acima. Na maior parte do tempo você deve utilizar os monitores para trabalhar. O headphone, não tem um áudio 100% real. As noções de profundidade, panorama, efeitos, etc. Não são reais. Por isso, Não substitui bons monitores de áudio, e nem uma boa acústica.
Inferface de áudio (placa de som).
Um dos itens essenciais para um homestudio é ter uma Interface de áudio (Placa de som) de qualidade. É nela que você irá conectar seus microfones, e instrumentos para gravação, etc. E é claro com ela suas músicas terão muito mais qualidade, porque alem de servir para seus instrumentos, ela também é a sua placa de som.
Dica: Som onboard não é recomendável para boas produções.
Computador:
O computador não precisa ser dos melhores. VocÊ não precisa comprar um computador de 6 gb de memoria e por ai vai. Você só precisa de um computar atual. Quando eu digo atual quero dizer, 3 gb de memoria, uma hd razoável de 180 GB, por ai vai.
Use somente o necessário; O recomendável é que você tenha um Computador somente para produção musical. E nada de ficar instalando milhões de programas, plugins,etc. Computador para produzir, é somente para produzir.
MAC ou PC? Muitos falam que MAC é melhor para produzir do que PC. Puro Mito. É tudo uma questão de gosto. Se você prefere MAC,use mac. Se prefere PC, use pc.
Software:
O software deve ser escolhido com calma. Hoje existem vários no mercado. Alguns mais famosos, outros não. O importante é você testar e ver com qual você se adapta melhor. Baixe uma versão Trial, e teste o programa antes de compra-lo. Muitas pessoas dizem que um software é melhor do que o outro para produzir, ou que 1 tem o som melhor do que o outro. TUDO MITO. Nenhum software vai te atrapalhar na hora de produzir por causa da Interface dele, ou por causa do modo como ele trabalha. Enfim, todo software de áudio que existe hoje no mercado, irá te dar todas as ferramentas necessárias para, gravar pistas, processar o áudio, compor, etc. Teste pelo menos 3 softwares e veja com qual você mais se identifica. Pois você vai usar ele por um bom tempo durante sua jornada.
Dica: Não se deixe levar pelo programa que seu amigo usa, ou que a Industria musical usa. O importante é VOCÊ gostar dele e se identificar com ele. Por isso teste pelo menos mais de 1. Você vai ver que no fim você vai ter muito mais "intimidade" com 1 do que com outro.
Bom galera, espero ter ajudado. Dou os créditos do meu conhecimento a Dennis Zasnicoff. Se errei em algo, me por favor cite nos comentários.
Atencao: Conteudo retirado do Site: http://www.nihprod.com






yeapp deu pra ler tudoo, aprendiii maisss apezar q a musica n e meu ponto. Forxa aiii hallla
ResponderEliminar